Analistas de TI da UFBA participam do Workshop RNP (WRNP) em Vitória do Espírito Santo

Seis representantes, em áreas diferentes de TI da STI/UFBA e do PoP-BA estarão presentes no Workshop da RNP (WRNP) que acontece a partir de segunda-feira, dia 18 de maio, em Vitória-ES. Além do Superintendente e da Coordenadora do PoP-Ba, analistas da Coordenação de Redes e Infraestrutura da STI e analistas de TI do PoP-BA, estarão no evento. O formato colaborativo tem sido intensificado no atendimento das demandas de TI da UFBA e das demais universidades federais. O contexto exibe uma aceleração nos domínios de novos aprendizados, principalmente, diante dos temas que envolvem parcerias com outras instituições, incluindo aquelas que são beneficiadas pela infraestrutura e acesso a rede de alta velocidade.

WRNP acontece dentro do XXXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). Um dos principais projetos apresentados pela UFBA é o GT (Grupo de Trabalho) para Alerta Antecipado de Incidentes de Segurança. Italo Valcy e Rafael Gomes, Analistas de Segurança de TI da UFBA, são dois dos integrantes do GT de Alerta de Incidentes. O projeto será apresentado no stand por Rogério Bastos, analista do PoP-BA e um dos componentes do GT. A equipe no projeto envolve também alunos da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. As iniciais EWS (Early Warning System) são utilizadas para identificação do Grupo de Trabalho. O GT-EWS está sob a coordenação de Daniel Macedo Batista, que foi bolsista do PoP-BA, graduado em Ciência da Computação pela UFBA e, atualmente, é professor PhD da USP.

O monitoramento de segurança das redes envolve complexidades e, nos modelos utilizados até o momento, os recursos utilizados para rastreamento são fragmentados e dependentes de tecnologias adquiridas de instituições estrangeiras, com custo elevado. O GT-EWS / Early Warning System (Sistema de Alerta Antecipado), em desenvolvimento colaborativo e com recursos da RNP, vai incorporar numa só interface os meios tradicionais e os meios diferenciados para análise e prognóstico sobre suspeitas e ataques na rede.

Aos meios tradicionais (análise de logs/registros relevantes, estatísticas e fluxos de rede), o projeto incorpora filtros de análises sobre itens como redes sociais, fóruns e listas de segurança. Além da redução de custos, conquista-se maior autonomia para a RNP, consequentemente, serão ganhos para todas as universidades e instituições vinculadas às redes acadêmicas.

___________________Arquitetura do EWS

A UFBA e o PoP-BA apresentam também no evento o GT de serviços avançados dos PoPs, cujo objetivo é facilitar a integração entre os PoPs e a própria RNP. Os serviços vão incorporar uma integração dos PoPs na Federação CAFe (Comunidade Acadêmica Federada). O projeto - CAFe - cria um mecanismo de autenticação uniforme na comunidade acadêmica brasileira. Um outro serviço é o EDUROAM, “que visa estender os recursos para o âmbito internacional. Um exemplo é o caso de professores da UFBA que já fazem integração com a comunidade europeia através de logins do domínio ufba.br", informa Ítalo Valcy, analista da STI/UFBA e também atuante no PoP-BA.

Alguns professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFBA também participam mais ativamente do XXXIII SBRC, já com um olhar sobre a preparação do próximo evento. Em 2016 o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores acontecerá em Salvador.