Ciência e Tecnologia: Bolsistas e a participação em grandes projetos

As estratégias dos órgãos de ciência e tecnologia, nos últimos anos, incluem ações de fomento à iniciação científica, que conta com jovens universitários envolvidos em projetos de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) nas universidades e nos órgãos de pesquisa. Assim tem acontecido na STI, nas parcerias entre a UFBA e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com oportunidades para que muitos bolsistas da área de Computação na UFBA cresçam profissionalmente. O viés da pesquisa se integra, quase sempre, com as necessidades operacionais das redes que apoiam instituições de ensino e pesquisa nos meios universitários e governamentais. Os resultados, além da formação de futuros profissionais maduros no setor, consolidam a independência e autonomia em muitos segmentos que demandam altos investimentos e políticas estratégicas para o país.

Em mais um caso de sucesso recente a estudante Paula Tavares, do curso de Ciência da Computação da UFBA, vai representar o PoP-BA na conferência internacional TICAL, que acontece na Argentina entre os dias 13 e 15 de setembro. Um trabalho com a sua participação, na equipe do PoP-BA, foi selecionado para a conferência. Paula é bolsista da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa desde 2014, atuando no PoP-BA, sediado no prédio da STI. Na conferência, que corresponde à 6a edição do evento na América Latina, ela apresentará o resultado da experiência com o Catálogo de Fraudes e o Catálogo de URLs Maliciosas (CaUMa), e as análises dos padrões específicos que são identificados nas ações fraudulentas, que comprometem a segurança dos sites brasileiros. O estudo de certos padrões favorecem os internautas do Brasil, que passam a contar agora com um serviço da RNP, com base num catálogo de fraudes específico, que identifica URLs falsas que chegam aos usuários durante a sua navegação, consequentes da ação de programas maliciosos infiltrados nos seus computadores. Vale observar que uma URL (Uniform Resource Locator) deve ser traduzida para os usuários, simplesmente, como endereço que leva a uma página, ou seja, um web site na rede.

O artigo foi elaborado em equipe: do PoP-BA (Ítalo Valcy, José Lucas Borges, Paula Tavares e Rogério Bastos) e do Centro de Atendimento de Incidentes de Segurança - CAIS / RNP (Edilson Lima e Liliane Solha). Esse formato colaborativo e integrado tem sido a tônica para o sucesso que se nota em vários projetos da RNP, inclusive nas missões que são atruibuidas aos PoPs em seus respectivos estados. Nesse sentido, o Catálogo de Fraudes, implantado pelo CAIS, vem sendo mantido pela equipe do PoP-BA. O catálogo contém informações sobre as principais fraudes brasileiras, e traz imagens e descrições que facilitam a identificação, pelos usuários, de um universo de mensagens maliciosos que chegam nos emails dos usuários.

O Catálogo de Fraudes serve de base e é, portanto, uma das fontes para a manutenção do Catálogo de Urls Maliciosas (CaUMa). Esse serviço, agora disponível, permitirá que qualquer usuário pesquise se um certo endereço que pareça suspeito (URL) está cadastrado como fraude. A página para verificação é aberta ao público. Clique para visualizar. O novo serviço amplia a ação, inclusive cobrindo carências de segurança dos provedores internacionais, como Google e Microsoft, que não oferecem em suas bases as análises das características de URLs maliciosas específicas, no domínio de sites brasileiros.