Novo sistema para gestão de atividades acadêmicas na Graduação será implantado pela UFBA

Texto da imprensa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), publicado em www.ufba.br em 18 de dezembro de 2024.

A UFBA vai implantar, durante o ano de 2025, um novo sistema para gestão dos processos de Graduação, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A iniciativa tem como diretrizes a simplificação dos processos e o sincronismo com as rotinas acadêmicas. Com isso, o processo de inscrição semestral, o planejamento acadêmico do semestre e uma série de outras atividades passarão a ser realizadas através do novo sistema, que substituirá o Sistema de Administração Acadêmica (SIAC), que continuará sendo utilizado normalmente no primeiro semestre letivo do ano (2025.1), até a implantação completa do novo sistema, prevista para o início do semestre 2025.2. 

O SIGAA integrará todos os processos acadêmicos da universidade e facilitará a vida do estudante. Com a mudança anunciada, haverá migração dos dados do sistema antigo, a exemplo de informações sobre componentes curriculares, estruturas curriculares e histórico escolar. O novo sistema representará benefícios para a realização de todo processo de matrícula que passará a ser realizado de forma totalmente online, acabando com as filas em matrículas presenciais.

Para a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Nancy Vieira, a implantação do SIGAA na graduação é um avanço para a universidade, por permitir uma melhor gestão dos dados concernentes aos cursos e aos estudantes, além do investimento em modernização, necessário à realidade contemporânea de uma universidade em transformação.

Através dos portais e módulos do sistema que será adotado na UFBA, os estudantes da graduação poderão acessar informações do histórico escolar, carga horária integralizada, pendências, entre outras, que permitirão a cada um acompanhar com maior autonomia a sua situação acadêmica no percurso até a formatura, conforme afirma a Superintendente de Administração Acadêmica, Karina Menezes.

Além disso, o SIGAA vai informatizar as requisições acadêmicas dos estudantes, que passarão a ser feitas através do sistema, reduzir o tempo entre a integralização do semestre e a diplomação do estudante, e possibilitar a emissão de diplomas digitais diretamente pelo sistema. Também é considerado uma porta de entrada para implantar outros módulos necessários para melhor funcionamento da universidade, relacionados à assistência estudantil, progressão docente, entre outros.

A superintendente destaca o trabalho coletivo e integrado feito pelas equipes de servidores da UFBA para garantir o êxito na migração entre os sistemas. Ela também reforça que toda a comunidade deve estar atenta aos comunicados que serão emitidos com orientações sobre as mudanças das rotinas envolvidas nos processos acadêmicos. Durante a implantação no novo sistema, será necessário o envolvimento da comunidade acadêmica para aprendizado dos procedimentos, e paciência/compreensão com a alteração das rotinas nesse período de transição.

O planejamento acadêmico, de responsabilidade dos colegiados e departamentos/coordenações acadêmicas, também será realizado por meio do SIGAA. As funcionalidades no módulo Graduação incluem o registro de calendário acadêmico, cursos, matrizes curriculares (habilitações), estruturas curriculares, componentes, entre outras. Assim, estão sendo programados cursos para a formação de gestores e usuários que utilizarão o novo sistema, promovidos pela Superintendência de Educação a Distância (Sead). O período de inscrição para os cursos será divulgado oportunamente nos canais de comunicação institucional.

A universidade já utiliza o SIGAA para a pós-graduação desde 2018. De acordo com a Superintendente de Tecnologia da Informação, Vaninha Vieira, havia a expectativa de que o mesmo sistema fosse adotado para a graduação até o ano de 2020. No entanto, esse cronograma foi comprometido em razão da pandemia de Covid-19, e de outros fatores como a necessidade de atualização dos currículos dos cursos, curricularização da extensão e conversão da carga horária dos componentes curriculares para múltiplos de 15, conforme explica a superintendente, que prevê que o novo sistema esteja em pleno funcionamento no segundo semestre letivo deste ano.

A implantação do SIGAA Graduação é projeto institucional desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), com participação da Superintendência de Administração Acadêmica (Supac), da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), da Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Supad), da Superintendência de Educação a Distância (Sead), além de colegiados, departamentos e coordenações acadêmicas.