Atribuições

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) é o órgão estratégico da Universidade Federal da Bahia para o planejamento das ações e políticas da área da informática. Para o cumprimento das suas atribuições são compostas 5 coordenações, conforme organograma aprovado no regimento da UFBA. As atribuições específicas são descritas detalhadamente, no âmbito de cada coordenação.

A STI é dirigida desde outubro de 2023 pela Profª Vaninha Vieira dos Santos.

As atribuições da STI são definidas em regimento aprovado pelo Conselho Universitário em maio de 2013.

A linha do tempo da tecnologia da informação na UFBA

1967
Instalação de um computador IBM-1130 no Instituto de Matemática, direcionado para as atividades de ensino, pesquisa e administrativas, formalizado com a criação do Centro de Processamento de Dados do Instituto de Matemática;

Instalado um segundo computador, um Burroughs B-500;

1972
Inauguração do Serviço de Automação Administrativa - SAA, órgão da Reitoria destinado ao melhor atendimento das necessidades de processamento de dados da administração da UFBA, e o Centro de Processamento de Dados do Instituto de Matemática passou a concentrar as suas ações de suporte computacional nas atividades de ensino e pesquisa.

1975
A resolução nº 01/75, de 13 de junho de 1975, instituiu o Centro de Processamento de Dados - CPD/UFBA, como órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria. O novo CPD absorveu os dois órgãos criados anteriormente, os acervos, pessoal técnico e administrativo. Aos equipamentos existentes (Burroughs B-500 e IBM-1130) foi incorporado um sistema DEC-1090, e foram instituídas novas metodologias de trabalho na linha da tecnologia da informação na universidade.

1985
Com a chegada dos microcomputadores o CPD da UFBA passou a apresentar alternativas de atendimento aos usuários, como forma de expandir a quantidade de serviços e de sistemas, não apenas os corporativos.

1988
Soluções de contingênciamento após danos causados por fortes chuvas, e que danificou a estrutura computacional do CPD, foram as soluções emergencias para dar continuidade ao cumprimento das missões do setor, que passou a contar com o apoio de unuiversidades e do CPQD da Telebrás, em Campinas/SP. Entre as universidades que disponibilizaram os seus centros computacionais: UFPE, UFCE e UFPR.

1989 a 2002
Novas estratégias de investimento permitiram a aqusição de um novo computador de grande porte, um IBM-3090. Ao longo dos 3 anos seguintes as trocas e atualizações tecnológicas estiveram presentes em novas negociações e contratos junto à empresa IBM. Nesse contexto aconteceu a instalação do SP2  e do IBM9672 R2;

2003 a 2004
O período esteve caracterizado pela consolidação do uso da Rede UFBA e da Internet na Universidade. As estratégias, junto à Reitoria, reforçam a busca de investimentos e reforçam a confiança na capacitação dos profissionais do órgão de TI da UFBA.

2005
No ano de comemoração pela passagem dos 30 anos de criação do CPD da UFBA, o histórico e as perspectivas futuras do órgão de TI da Universidade foram os temas da primeira edição da revista Trilha Digital, um impresso com tiragem de 2000 exemplares e foco no diálogo com usuários, órgãos da Universidade e demais instituições brasileiras ligadas à Informática, além de outros parceiros externos.

2005 a 2012
Toda evolução das tecnologias digitais nesse período, e até hoje na UFBA, esteve associado a demandas como a de maior oferta de vagas nos cursos de graduação e de pós-graduação na UFBA. A ênfase na automação dos sistemas administrativos e acadêmicos para atender toda a atividade universitária, em particular a autonomia dos estudantes na gestão da matrícula, histórico escolar e certificados, entre outros, deram a tônica dos projetos. Em suma, o planejamento das soluções de TI em sintonia com a Reitoria. A melhoria em um conjunto complexo na infraestrutura de TI da Rede UFBA também representa um grande ganho, não somente para a Universidade, mas também para a cidade de Salvador e região metropolitana. Muitas parcerias aconteceram e continuam sendo fortalecidas. A Rede Remessa, através da parceria entre a UFBA e a RNP, estabeleceu convênios com os governos municipal e estadual e cristalizou uma expansão sem precedentres em toda a infra que oferece acesso à Internet em alta qualidade, sendo uma das primeiras grandes redes acadêmicas autosustentáveis no Brasil. São soluções que atendem projetos de pesquisa e educação em larga escala na Bahia. A STI sedia o PoP-BA, o ponto de presença da Internet que viabiliza todas as soluções para manter estas parcerias fortalecidas e com um alto índice de satisfação no acesso a redes acadêmicas de alta velocidade. Os convênios da Rede Remessa abrangem atualmente mais de 30 instituições, entre públicas e privadas.

Maio de 2013 marca o momento de criação da STI, que incorpora e amplia as atribuições do antigo Centro de Processamento de Dados (CPD).

2014
Em agosto desse ano o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI) apresentou o texto da primera proposta do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da UFBA para o biênio 2014-2016.

2015
O anivesrsário dos 40 anos de criação do CPD da UFBA é motivo de comemoração pelos funcionários do órgão, em 13 de junho.

2016
É lançada no mês de maio a segunda edição da revista Tempo Digital, comemorativa dos 40 anos do órgão de TI da UFBA e com ênfase ao histórico dos últimos 10 anos de realizações.
Uma nova proposta do PDTI é apresentada pelo CGTI, com atualização para as novas diretrizes de TI e estratégias da Universidade.