Estrutura/Coordenações (Organograma)

A STI é o órgão estratégico da UFBA para a consolidação das políticas na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), com ações de planejamento e execução de projetos e atividades essenciais para a Universidade. Para o cumprimento do vasto conjunto de atribuições são compostas 7 coordenações, conforme organograma aprovado no regimento da UFBA. A STI passou por vários ciclos evolutivos, desde a criação do CPD da UFBA; em 2013 ganhou o status de superintendência, sendo parte da Reitoria da Universidade. O planejamento de políticas de TIC da UFBA, e toda a sua execução, são fundamentais, inclusive, para o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.

Superintendente: Luiz Cláudio Mendonça

A atuação da CGQ vem ocorrendo com vistas ao fortalecimento às exigências de agilidade, flexibilidade, efetividade e inovação, a fim de dar o alinhamento e a sustentação necessária ao planejamento estratégico da UFBA a partir dos recursos de TI disponíveis. Tais ações são materializadas através de iniciativas como a elaboração do Plano de Metas Anual da STI, participação no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da UFBA no apoio ao CGTI, participação na elaboração das políticas e normas da STI e da UFBA tais como a Política de Segurança da Informação, implantação da gerencia de projetos da STI com base no PMBOK e na metodologia proposta pela Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) e várias outras.

Coordenação: Daniela Povoas
A CPE Identifica oportunidades e demandas na área de TIC e desenvolve ações e projetos de conteúdo tecnológico inovador, que terminam por agregara grandes benefícios para a STI e para a UFBA, além de benefícios sociais estendidos ao ambiente externo. O apoio à superintendência se efetiva na administração de convênios e de parcerias e prospecção e acompanhamento de projetos criados à partir destes vínculos. Cabe a esta assessoria também o atendimento na área de estatística para projetos de pesquisa e a administração de cursos de extensão oferecidos pelo CPD para a comunidade interna e externa da UFBA.
Dentre estes projetos destacamos: RNP/POP-BA (Ponto de presença da RNP na Bahia); REMESSA (Rede Metropolitana de Alta Velocidade de Salvador); POP Zumbi: Ponto de presença e de acesso à Internet das ONG´s da Bahia; RBTD: Rede Baiana de Tecnologias para o Desenvolvimento; Implantação e gestão do Moodle para gerenciamento das atividades de EAD (Ensino a Distância).

Coordenação: Claudete Alves
A CAT é responsável pelo planejamento e gerenciamento de atividades ligadas ao relacionamento da STI com a comunidade UFBA, tornando mais dinâmica a utilização dos sistemas corporativos e dos serviços disponíveis através da web, a exemplo dos serviços de e-mail e hospedagem de sites. O aumento do uso de tecnologias da informação (TI) por todas as unidades universitárias tem sido acompanhado por estratégias de atendimento aos usuários, sejam estes dedicados a atividade adminstrativas, ou atividades de ensino, pesquisa e extensão. O atendimento destas demandas é apoiado por investimento em equipes técnicas específicas para atendimento, triagem, e registros de chamados, visando sempre o tratamento ágil e a garantia de disponibilidade dos sistemas, serviços e infraestrutura da STI-UFBA.

Coordenação: Saulo Aquino
A CSI planeja, desenvolve e mantem os sistemas de informação da UFBA. Composta pelo Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas (NDS) e Núcleo de Qualidade de Software (NQS), tem como principais atividades a definição, padronização e gerenciamento dos modelos e soluções dos sistemas de informação da Universidade. Projetar os sistemas corporativos da UFBA, desenvolvê-los e implantá-los é, portanto, a principal atividade da CSI, além da prospecção de soluções que envolvem parceiras com outras universidades federais.

Coordenação: Cleidson Santos Barreto
A CRI é responsável pela gerência da estrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação, e de Serviços de TI. É composta pelo Núcleo de Suporte Técnico (NST), Núcleo de Infra-estrutura (NIE) e pelo Núcleo de Operação (NOP).
Suas atividades englobam: Planejamento, implantação e manutenção da rede UFBA; Gerência de equipamentos de rede e servidores; Prospecção de novas tecnologias para atualização da rede; Manutenção e operação das impressoras; Manutenção e operação do ar condicionado; Controle do estoque de suprimentos de informática.

Coordenação: Edmilson Nascimento
A CoSIC é responsável por assessorar na implementação das ações de segurança da  informação e comunicações na STI/UFBA; propor políticas, estratégias, normas e procedimentos de segurança da informação e comunicações para os  ativos da Universidade; promover a disseminação da cultura de Segurança  da Informação e Comunicações (SIC) na Universidade; e estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar, manter e revisar um Sistema de  Gestão de Segurança da Informação (SGSI), em conformidade com a  legislação e regulamentações vigentes.
 

Coordenação: Italo Valcy

O SGAF é responsável pelo gerenciamento de espaços físicos da STI e pela infraestrutura para o funcionamento básico de cada setor interno; com ações voltadas para a gestão de pessoal, histórico funcional, benefícios, direitos e deveres administrativos. O setor realiza, também, o controle a gestão financeira e patrimonial, o procedimento de compras (aquisição de bens de consumo e permanente), licitações e demais modalidades pertinentes ao serviço público. Orienta e promove intermediações às solicitações dos funcionários da STI para realização de viagens e participações em eventos, ou atividades profissionais alinhadas com o interesse da STI. Exerce também o controle sobre férias de colaboradores e demais modalidades de licenças/afastamento de funcinários da STI.
Coordenação: Emanuele Freitas dos Santos