PoP-BA realiza mais um WTR

Última atualização em 26/09/2016

O grande avanço nas tecnologias de redes digitais é visto como uma grande revolução, especialmente nos últimos 20 anos, que vem marcando transformações na sociedade e nas organizações públicas e privadas. Esse foi um dos aspectos destacados na abertura oficial do VII WTR na manhã desta segunda-feira, no auditório do Instituto de Matemática da UFBA. Presentes na mesa de abertura a representante do Reitor e assessora de TI da Reitoria, professora Fabíola Greve; Débora Abdala, diretora do Inistituto de Matemática; o superintendente da STI, Luiz Cláudio Mendonça, além de Ibirisol Fontes e Claudete Alves, coordenadora do PoP-BA. Também compôs a mesa o diretor de engenharia e operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduardo Grizendi, e o representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia.

Mais de 200 inscritos estão selecionados para assistir palestras e cursos do VII WTR, o Workshop de Tecnologia de Redes do PoP-BA. O evento teve início nesta segunda-feira, dia 26 de outubro no auditório do Instituto de Matemática da UFBA, mesmo local que vem acolhendo participantes das edições anteriores. Automação de Redes é o tema central desta 7ª edição. Com o mesmo nível de interesse de profissionais de TI, "as inscrições superam o número de vagas disponíveis", assinala a coordenadora do PoP-BA.

As palestras acontecem nesta segunda-feira, 26, e dois minicursos na terça-feira, 27. A primeira palestra, às 8h30 - Metrologia da Internet: fundamentos, status atual e tendências - apresentada pelo professor Leobino N. Sampaio, da Faculdade de Administração da UFBA. Os desafios e soluções alternativas da Rede Digital da UFSB (Universiade Federal do Sul da Bahia), o "monitoramento com foco em segurança" estão entre os temas compartilhados ao longo do dia, nas 8 palestras.

As atividades do dia 26 serão encerradas com o painel sobre os Desafios e Perspectivas na Construção de Telecomunicações na Bahia, com nomes importantes de várias instituições, que inclui as parceiras da RNP.

• Claudete Alves (UFBA) - Remessa
  • Eduardo Grizendi - RNP
  • Grinaldo Oliveira (SECTI) - Infovia Digital da Bahia (IDB)
  • Nilta Barreto - Infovia Municipal de Salvador
  • João Vicente Castro - Rede SERPRO
  • Alirio Sá e Raimundo Macêdo - Rede Digital UFSB
  • Gesil Amarante Segundo - Gigasul / Cidades Digitais

No segundo dia do evento acontece o minicurso 1, "Ferramentas de Monitoramento", que tem os instrutores Bruno Ramos, Fabio Machado e Mauro Menezes, vai tratar de aspectos relacionados à detecção de problemas na rede, monitoramento, servidores e serviços. Já o segundo minicurso, "Implementação e manutenção de serviços RNP (CAFe e eduroam)", ministrado por Italo Valcy, Pericles Junior, e Pedro Sampaio, vai abordar e promover a mais clientes, da própria RNP, o conhecimento da experiência que leva aos usuários uma conexão segura, mantendo recursos e facilidades, mesmo em situações onde o usuário esteja em deslocamento para outros campi no Brasil, ou em outros países (em instituições que participam da federação eduroam). Os cursos estão voltados para os profissionais de TI das instituições clientes da RNP.

O que: WTR 2016 - VI WORKSHOP DE TECNOLOGIA DE REDES do PoP-BA

Data: 26 de setembro de 2016 a partir das 8 horas