SIPAC

O Sistema Integrado de Patrimônios, Administração e Contratos (SIPAC) tem como objetivo dar suporte para que servidores, terceirizados e estagiários possam realizar diferentes atividades e consultas em toda a área administrativa da UFBA, conforme sua designação de atividade. O sistema SIPAC integra totalmente a área administrativa desde a requisição (material, prestação de serviço, suprimento de fundos, material informacional, manutenção de infraestrutura) até o controle do orçamento distribuído internamente.

No SIPAC, cada unidade administrativa possui seu orçamento e a autorização de qualquer despesa, por unidade, deverá ocorrer, previamente, neste sistema, antes mesmo de ser executada no Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI. Além das requisições e do controle orçamentário, o SIPAC controla e gerência: compras, licitações, liquidação de despesa, manutenção das atas de registros de preços, patrimônio, contratos, convênios, obras, manutenção do campus, faturas, abastecimento e gastos com veículos, memorandos eletrônicos, tramitação de processos dentre outras funcionalidades.

Os módulos do SIPAC implantados atualmente na UFBA são: Acesso à Informação, Liquidação de Despesas, Requisições, Almoxarifado, Catálogo de Materiais, Compras, Licitação, Projetos/Convênios, Infraestrutura, Orçamento, Contratos, Protocolo e Transportes e os Portais da Direção / Reitoria / Administrativo.
Por meio do módulo de Acesso à Informação é possível cadastrar e acompanhar pedidos e recursos solicitados através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) do Governo Federal.
Através do módulo de Almoxarifado é possível gerir o estoque (quantidade, reposição, armazenagem, validade, controle do uso, etc.) da UFBA, dando suporte a almoxarifados central e setoriais da instituição. Além de controlar as requisições e o consumo de itens por unidade.

O módulo de Atendimento de Requisições permite o cadastro, acompanhamento, busca, retorno e estorno de requisições de: transportes, material em almoxarifado, compras e infraestrutura.
O módulo de Catálogo de Materiais contém todos os itens que podem ser adquiridos pela instituição através de um processo de Compra. Neste módulo é possível atualizar e cadastrar novos itens ao catálogo de produto ou serviço.
Os módulos Compras e Licitação permitem o controle das compras e/ou licitações realizadas pela universidade, sendo possível cadastrar, modificar e consultar processos de compras e licitações.
O módulo de Compras – Registros de Preços permite o controle do Sistema de Registro de Preços (SRP) da universidade, sendo possível consultar empenhos, itens, atas e solicitações de itens e atas do SRP.
O módulo de Contratos abrange atividades relacionadas aos contratos que são celebrados entre a UFBA e prestadores de serviços e de materiais. São envolvidas nesse módulo atividades como: detalhes contratuais, documentação, controle de movimentação e de pagamento, além de visualização de consultas e relatórios. Com a utilização do módulo de Infraestrutura, é possível realizar a análise e o acompanhamento de obras, manutenções, projetos, planilhas orçamentárias e requisições de serviços na universidade.
Através do módulo de Liquidação de Despesas é possível a visualização e emissão de relatórios e registros de ocorrências referentes a empenhos e fornecedores, além da consulta e controle dos mesmos e de processos de compra.

O módulo de Orçamento apoia o planejamento orçamentário da instituição e as execuções orçamentárias da UFBA. É possível, através dele: realizar controle, consulta e emissão de relatórios de movimentações orçamentárias e empenhos e ter acesso a informações, arquivos e notas do SIAFI.

O módulo de Projetos/Convênios disponibiliza aos usuários funcionalidades variadas referentes a projetos, convênios e contratos, tais como: aditivar contratos, registrar convênios, submeter projetos, encaminhamento para instâncias competentes para aprovação dos mesmos, dentre outras funcionalidades.
O módulo de Protocolo tem como objetivo a manutenção e consulta de processos, memorandos e documentos, suas movimentações, armazenamento e relatórios.
O módulo Transportes permite a gestão de uso da frota de veículos da UFBA, sendo possível cadastrar condutores, veículos e solicitações de transporte, além de controlar a quilometragem e movimentações dos veículos cadastrados.
Gestor do sistema: Pró-Reitoria de Administração - PROAD / Coordenação de Gestão Administrativa.

Disponível em: sipac.ufba.br

Público alvo: 

Servidores do quadro permanente da UFBA, terceirizados e estagiários, que atuem na área administrativa da instituição conforme a sua designação de atividade.

Como solicitar o serviço: 

Para solicitação de acesso ao sistema, alteração de dados cadastrais, cadastro de novos usuários, servidores ou terceirizados, e associação de unidades ao login, o solicitante deverá seguir os procedimentos abaixo:

1.Preencher o formulário eletrônico que se encontra no rodapé do portal público do SIPAC.

2.Imprimir o formulário;

3.Encaminhar o formulário preenchido contendo carimbo e assinatura do dirigente da unidade para o e-mail: helpdesk@ufba.br.

Ajuda rápida: 

Em caso de dúvidas ou ocorrências, enviar e-mail para helpdesk@ufba.br, abrir chamado em webdesk.ufba.br ou ligando para o ramal (71) 3283-6100, informando o nome do usuário, login, ramal, unidade, passo a passo efetuado no sistema até a falha/dúvida aparecer, detalhamento da solicitação e, quando ocorrer, a tela de erro do sistema.

FAQ: 

 

1) Como consultar serviços públicos através do SIPAC?

Se você é estudante ou professor e deseja solicitar um processo de dispensa de disciplina, poderá realizá-lo através do portal público do SIPAC, no endereço sipac.ufba.br. Este portal disponibiliza dados pertinentes a cada processo público para consulta, de maneira eficiente e segura, sem necessidade de utilização de login e senha para entrar no sistema. No caso dos fornecedores da universidade, poderão acessar o sistema e verificar como estão os andamentos dos processos que envolvem pagamentos. O solicitante então poderá acompanhar passo a passo como estão as tramitações e reduzir o tempo gasto ao se encaminhar à unidade específica. Ao acessar o site, o solicitante poderá selecionar o processo, informar o nome e visualizar como estão os andamentos.

2) Como alterar a senha cadastrada no SIPAC?

Acesse o site sipac.ufba.br;

Clique em “Entrar no Sistema”;

Informe o login e a senha e clique em “Entrar”;

Clique na aba “Alterar Senha” no lado superior direito da tela e siga as instruções indicadas pelo sistema.

3) Como recuperar o login cadastrado no SIPAC?

Acesse o site sipac.ufba.br;

Clique em “Entrar no Sistema”;

Clique no link “Esqueceu o login? Clique aqui para recuperá-lo.”;

Siga as instruções indicadas pelo sistema.

4) Como recuperar a senha cadastrada no SIPAC?

Acesse o site sipac.ufba.br;

Clique em “Entrar no Sistema”;

Clique no link “Esqueceu a senha? Clique aqui para recuperá-la.”;

Siga as instruções indicadas pelo sistema.

5) Quem pode acessar o SIPAC (fazer login)?

Apenas os servidores da UFBA (ativos e aposentados), funcionários terceirizados e bolsistas/estagiários que tiverem cadastro de usuário no SIPAC.

6) Como fazer o cadastro de usuário no SIPAC?

Os servidores da UFBA devem fazer o autocadastro através da página principal do SIPAC, clicando na opção “Cadastre-se” e preencher os dados solicitados seguindo as instruções do sistema. Após o autocadastro, devem solicitar permissões de acesso ao SIPAC, preenchendo o formulário eletrônico com o link disponível no rodapé da página principal do sistema. Em seguida, enviar o formulário preenchido, assinado e carimbado pelo dirigente da unidade para o e-mail: helpdesk@ufba.br.

Para cadastrar servidores terceirizados, solicitar permissões de acesso ao sistema, e/ou incluir unidades administrativas ao perfil do usuário é necessário preencher o formulário eletrônico através do link disponível no rodapé da página principal do SIPAC (sipac.ufba.br) ou na área de formulários na página da STI e em seguida enviar o formulário preenchido, carimbado e assinado pelo dirigente da unidade para o e-mail: helpdesk@ufba.br.