Sites da UFBA seguem seguros mesmo com tentativas de ataques externos

Recentemente, a STI recebeu relatos de que, ao pesquisar sites ligados à UFBA no Google, aparecem páginas falsas que lembram sites de jogos de azar. Isso é um tipo de golpe cibernético chamado ataque de envenenamento de SEO (Search Engine Optimization).

Esses ataques tentam enganar os usuários, fazendo com que cliquem em sites falsos que imitam os verdadeiros. Essas páginas falsas ficam hospedadas fora dos nossos servidores e podem ter intenções fraudulentas, como roubo de dados ou instalação de vírus (um tipo de Malware).

Queremos deixar claro que os sistemas da UFBA não foram invadidos, não houve vazamento de informações, nem falhas nos nossos serviços. É uma tentativa externa de manipular os resultados dos buscadores para enganar as pessoas.

Esse tipo de golpe tem crescido e afetado várias instituições públicas e privadas, especialmente em momentos de alta busca por serviços digitais.

Informamos também que, nossa equipe técnica está em contato com órgãos especializados em segurança cibernética, além de realizar monitoramento contínuo e tomar medidas para denunciar e remover os conteúdos maliciosos dos buscadores.

Enquanto isso, recomendamos à toda a comunidade que:

- Sempre acesse os sistemas das páginas oficiais digitando o endereço completo no navegador ou a partir de fontes confiáveis (como o site oficial ou canais institucionais);

- Evite clicar em links promovidos por buscadores (google, bing…) que não direcionam claramente para os domínios oficiais da UFBA ou de outras instituições; 

- Em caso de dúvida, entre em contato com o nosso suporte técnico por meio dos canais de acesso ao helpdesk (helpdesk@ufba.br);

- Não interaja com página suspeita e, se possível, registre o endereço completo da página (URL) ou faça uma captura de tela para auxiliar a nossa equipe de suporte na análise. 

Agradecemos a compreensão de todos e reiteramos nosso compromisso com a segurança da informação e a continuidade dos serviços digitais prestados à comunidade.