Workshop de TIC das IFES destaca a UFRGS e a UFBA

Uma análise dos trabalhos apresentados ao longo dos 10 anos de realização do Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (WTICIFES) foi objeto de um estudo que coloca a UFBA em destaque, ao lado da UFRGS. A Universidade do Rio Grande do Sul ficou à frente ao somar 79 trabalhos apresentados nas 10 edições do WTICIFES. A STI da UFBA ficou em segundo lugar, com 30 trabalhos selecionados e apresentados e, igualmente, participação em todas as edições do workshop.

O artigo que traz esse histórico de sucesso foi apresentado pela analista de TI Jussara Issa Musse, da UFRGS, na décima primeira edição do WTICIFES, que desta vez aconteceu na cidade de Recife no mês de maio. Jussara Musse foi dirigente do CPD da UFRGS e é uma parceira em ações estratégicas com a STI-UFBA, tendo participado, inclusive, das discussões do Fórum PDTI (Fórum de Planejamento Estratégico de TI da UFBA) durante o I CONGRESSO DA UFBA, em 2016.

O artigo tem no seu resumo o estudo que "aborda a participação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a temporalidade desta participação e as áreas do conhecimento contempladas, a partir da análise dos trabalhos apresentados no Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (WTICIFES). Levanta algumas hipóteses na análise dos resultados, que são insumos para um debate sobre a importância da realização e a contribuição deste Evento para as Instituições". Jussara faz referência, inclusive, ao sistema que vem sendo utilizado para o gerenciamento de inscrição e seleção dos trabalhos a cada ano de realização do WTICIFES, sendo um mecanismo facilitador, da STI, para a coleta de informações e análises do seu artigo: "Os dados de nove edições foram extraídos do GERE, Sistema de Gerência do Eventos da UFBA". Clique para ter acesso à versão completa do artigo.

Além deste destaque dentro do evento, a STI teve dois trabalhos apresentados no XI WTICIFES, por Uoston Souza e Tássia Silva, analistas do SIPAC, que trataram respectivamente dos temas sobre a escolha da ferramenta para a implantação do processo eletrônico nacional da UFBA e da metodologia dos processos de atendimento ao usuário do SIPAC. Mais detalhes: clique.