Acesso Remoto

Para este tipo de serviço, a UFBA utiliza a tecnologia VPN (Virtual Private Network). Ela permite que os usuários possam se conectar de qualquer local externo ao ambiente da UFBA, acessando equipamentos e serviços internos da Universidade com o tráfego criptografado. A conexão através de uma VPN oferece a mesma condição de segurança e de acesso aos recursos, como se o usuário estivesse na sua própria unidade de trabalho.

Dentre outras possibilidades, a VPN pode ser utilizada para acessar estações de trabalho, arquivos corporativos e sistemas cliente-servidor (que originalmente exigiriam acesso físico).

Observação aos usuários do Portal de Periódicos da Capes:

Para acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos da Capes, disponível para a UFBA, não é necessário, nem mesmo recomendável, utilizar conexão VPN. O próprio portal de periódicos já inclui um link (ACESSO CAFe) para uma página onde deverá ser informada a instituição (UFBA), sendo em seguida direcionado automaticamente para a nossa página de autenticação (Provedor de Identidade UFBA), na qual devem ser informadas as credenciais de acesso (login UFBA e senha).

Público alvo: 

Docentes, técnicos-administrativos, discentes de pós-graduação e iniciação científica da UFBA.

O que pode ser solicitado: 

Configuração de permissão de acesso;

Suporte e orientações para a utilização do serviço.

Como solicitar o serviço: 

Para solicitação deste serviço o solicitante deve manter contato com a Central de Serviços pelos canais:

Fone: (71) 3283-6100

E-mail: helpdesk@ufba.br

Horário de atendimento: 

Das 07:00 às 22:00 horas

Politica de uso: 

A utilização deste serviço implica na concordância tácita com o termo de uso disponível em xxx;

É recomendado que a conexão VPN seja utilizada apenas em situações necessárias, e que seja feita a partir de dispositivos confiáveis e com antivírus atualizados.

Para auxiliar o usuário a configurar a VPN à Rede UFBA, com os principais sistemas operacionais da atualidade, está disponível um manual de configuração.

Prioridade (tempo de atendimento): 

O tempo máximo previsto para atendimento da solicitação é de até 24 horas após recebimento do chamado.

Documentação: 

Para acesso ao Manual de Instalação clique aqui