Acesso Remoto

A VPN da UFBA permite aos usuários que se conectam de qualquer local externo ao ambiente da UFBA acessar equipamentos e serviços internos da Universidade, com o tráfego criptografado. A conexão através de uma VPN oferece a mesma condição de segurança e de acesso aos recursos, como se o usuário estivesse na sua própria unidade de trabalho.

A VPN é recomendada para os usuários que necessitam acessar suas estações de trabalho ou arquivos que estão armazenados no servidor de arquivos.

Observação aos usuários do Portal da Capes: Para acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos disponível para a UFBA não é necessário, nem mesmo recomendável, utilizar conexão VPN. O próprio portal de periódicos já inclui um link (ACESSO CAFE) para uma página onde deverá ser informada a instituição (UFBA), sendo em seguida direcionado automaticamente para a nossa página de autenticação (Provedor de Identidade UFBA), na qual devem ser informadas as credenciais de acesso (e-mail UFBA/senha).

Cuidados: A conexão VPN deve ser utilizada apenas em situações nas quais seja realmente necessária, pois a segurança da rede pode ser comprometida por problemas diversos, como, por exemplo, se o seu computador estiver infectado por algum tipo de vírus e este propagar-se para a rede interna da Universidade. Nesse caso, a utilização de software antivírus atualizado nos computadores que acessarem a VPN é imperativa de forma a diminuir as chances de ocorrência deste tipo de infecção.

Não se esqueça de efetuar a desconexão da VPN ao final da sua atividade. Lembre-se que ao acessar o seu browser o tráfego originado pela sua navegação sairá para a internet pelo link da UFBA e com endereço IP da UFBA e não da sua casa com o link/endereço IP do seu provedor.

 

 

Público alvo: 

Servidores (docentes e técnico-administrativos), alunos de pós-graduação e iniciação científica da UFBA.

O que pode ser solicitado: 

Configuração de permissão de acesso.

Suporte e orientações para a utilização do serviço.

Como solicitar o serviço: 

Central de Serviços:

  • Fone: 3283-6100  (das 07:00 às 22:00 horas)
  • E-mail: helpdesk@ufba.br  (24 horas)
Horário de atendimento: 

Das 07:00 às 22:00 horas

Prioridade (tempo de atendimento): 

O tempo máximo previsto para atendimento da solicitação é de até 24 horas após recebimento do chamado.

Documentação: 

Para acesso ao Manual de Instalação clique aqui